Especialização

Design de Serviço

O Design de Serviço é uma abordagem de projeto cujo foco está na visão holística e sequencial da experiência de um usuário/cliente em relação a um determinado serviço. Sempre partindo da identificação clara de necessidades dos usuários, por meio de pesquisas, atividades de cocriação e validação das soluções com todos os envolvidos, o processo de Design de Serviço oferece uma gama de recursos que garante uma abordagem completa da experiência do usuário, em todas as suas interações com as interfaces tangíveis e intangíveis do serviço. O curso visa fundamentar um público que diante dos avanços das tecnologias digitais, principalmente de informação e comunicação, tem se deparado com a criação de novos serviços, especialmente focados no oferecimento de experiências memoráveis para o usuário ao invés de a criação e a produção de produtos de consumo. Isso, pelo entendimento de que muitas organizações, hoje, sejam elas com ou sem fins lucrativos, precisam concentrar grandes esforços para investir na criação dessas experiências para atender às constantes demandas de seus clientes e para acompanhar a cadência da evolução exponencial da tecnologia.

Coordenador Acadêmico: Prof. Dra. Manuela Quaresma
Coordenador Adjunto: Prof. Dra. Roberta Portas e Prof. Clarissa Biolchini

Mais informações sobre este curso …

Ergodesign de Interfaces: Design Centrado no Usuário  e UX

Usabilidade tem sido um termo bastante utilizado nos últimos tempos. Muitos têm se posicionado em linhas radicalmente opostas a respeito desta nova, mas já tão propalada, área de estudo. A preocupação fundamental da usabilidade, que se inicia com a Ergonomia, é dotar as interfaces de características que tornem os sistemas mais fáceis de usar e mais fáceis de serem aprendidos. A boa usabilidade tem sido uma preocupação crescente por parte de diversas empresas que a encaram como uma maneira de atender uma demanda de mercado e, desta forma, alcançar um nível de diferencial competitivo. Por sua vez, desenvolvedores de sistemas e de interfaces cada vez mais buscam adquirir conhecimentos que os capacitem a se colocar de maneira mais efetiva nesse contexto do mercado profissional. A formação de especialistas em usabilidade de interface visa capacitar profissionais para atuarem como conhecedores das questões ergonômicas de usabilidade de interface, arquitetura de informação a fim que possam realizar avaliações de usabilidade e propostas de melhorias em sistemas e interfaces para interação humano-computador, que privilegie o lado humano da interação, focando na facilidade de uso, de aprendizagem e na diminuição da carga cognitiva do usuário humano.

Coordenador Acadêmico: Prof. Dra. Claudia Mont’Alvão
Coordenador Adjunto: Prof. Dr. Alessandra Carusi Machado Bezerra

Mais informações sobre este curso…

Ergonomia

(acreditado pela ABERGO – Associação Brasileira de Ergonomia)

O curso tem como objetivo principal explicitar o campo de ação da Ergonomia, através de seu objeto de estudo, seus objetivos e de seus métodos, assim como de suas áreas de intervenção. Objetiva-se também apresentar exemplos práticos de pesquisas e aplicações de ergonomia industrial, do produto, ambiental, interação homem-computador, trabalho informatizado e sistemas de controle. Tem-se como público alvo: administradores, arquitetos, designers, enfermeiros, engenheiros, fisioterapeutas, médicos, psicólogos. O curso está aberto a profissionais de áreas afins interessados no tema que poderão atuar concretamente na melhoria das condições de trabalho e da qualidade de vida no trabalho, em casa, na cidade.

Coordenador Acadêmico: Prof. Dra. Claudia Mont’Alvão
Coordenador Adjunto: Prof. Dra. Manuela Quaresma

No momento, não há oferta desse curso pela CCE PUC-Rio