Ergonomia e Sistemas de Transportes

Estuda a relação do humano nos sistemas de transporte e a aplicação da Ergonomia. Consideram-se: as informações, as comunicações, os produtos e todos os usuários envolvidos (pedestres, ciclistas, motociclistas, motoristas, condutores, pilotos) nas questões de usabilidade, conforto e segurança.

O tema Ergonomia e Sistemas de Transportes da linha de pesquisa Ergonomia e Usabilidade e Interação Humano-computador, do Programa de Pós Graduação em Design da PUC-Rio, contabiliza até março de 2015 um total de 3 dissertações de Mestrado defendidas.

LEITE, Rodrigo Peixoto; MONT’ALVÃO, Cláudia Renata. Painel de automóveis populares: o design do cluster de direção sob o aspecto da ergonomia informacional. Rio de Janeiro, 2006, 300 p. Dissertação de Mestrado – Departamento de Artes e Design, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

NOBRE Junior, Wilson de Moraes; MORAES, Anamaria de; MONTEIRO, Ana Beatriz Soares. Cinto de segurança do banco traseiro do automóvel: uma abordagem. Rio de Janeiro, 2005, 404 p. Dissertação de Mestrado – Departamento de Artes e Design, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

ABRAMOVITZ, José; MORAES, Anamaria de. Cinto de segurança: uma questão de Design. Rio de Janeiro, 1997, 94 p. Dissertação de Mestrado – Departamento de Artes e Design, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.