O que é Ergodesign?

 

“Qual é o resultado da junção “Ergonomia mais Design”? Se uma aplicação dos princípios da Ergonomia ao processo de Design é implementada, o resultado deve ser um produto atrativo e também amigável. Máquinas, equipamentos, estações de trabalho e ambientes de trabalho que integram a Ergonomia ao Design contribuem para a qualidade de vida, aumentam o bem-estar e o desempenho dos produtos.

Para Yap et al. (1997), ergodesign é um conceito novo. Significa a fusão dos focos teóricos e práticos das duas disciplinas: Ergonomia e Design. À medida que os sistemas se tornam mais complexos, torna-se cada vez mais difícil estabelecer as diferenças entre as duas disciplinas. Ao contrário dos enfoques mais conhecidos – tecnologia da interface humano-tecnologia, tecnologia da interface humano-ambiente, tecnologia da interface humano-computador e macroergonomia – que buscam garantir uma ótima compatibilidade ergonômica dos componentes do sistema com as metas globais do sistema, ergodesign garante a otimização do desenvolvimento das tecnologias da ergonomia e do design no processo criativo.

O enfoque do ergodesign é um enfoque macroergonômica criativo que objetiva os atributos humanos e do sistema simultaneamente com a conceituação e desenvolvimento do design. Com uma tecnologia o ergodesign em uma orientação para o design o que a torna uma ferramenta importante, tanto no escopo quanto na eficiência da implementação da ergonomia no design e desenvolvimento de produtos, equipamentos e sistemas.” (Moraes, 2013)

Para ler mais acesse o artigo da Prof. Dra. Anamaria de Moares, na íntegra, na Revista Ergodesign & HCI.