PROJETOS DE PESQUISARESEARCH PROJECTS

Pesquisas Concluídas

Metodologias e Desenvolvimento de Aplicativos Mobile (Apps) com Foco no Design Centrado no Usuário (2014 – 2015) Methodologies and Mobile Application Development (Apps) with Focus on User-Centered Design (2014 – 2015)

Esta pesquisa pretende investigar a adequação das metodologias utilizadas pelas empresas desenvolvedoras de aplicativos (apps) à abordagem do Design Centrado no Usuário e enumerar os requisitos básicos e viáveis para que seus princípios sejam maleáveis o suficiente para se moldarem à realidade prática de cada empresa e se tornarem praticamente exequíveis.

Integrantes:  Manuela Quaresma / Adriana Chammas (doutoranda) / Jhonnata Oliveira (bolsista PIBIC-FAPERJ)
Financiador(es): FAPERJ Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (bolsa PIBIC-FAPERJ)

Aplicação em plataforma digital do método de compreensibilidade e do teste de eleição no estudo dos símbolos do GHS: uma abordagem da Ergonomia Informacional na transposição de plataformas (2013 – 2014) Application in digital method of comprehensibility and election test platform in the study of GHS symbols: an approach to Informational Ergonomics transposition platforms (2013 – 2014)

O principal objetivo da pesquisa é propor a aplicação em plataforma digital de métodos tradicionais para a avaliação de compreensibilidade de símbolos, a partir de uma perspectiva intercultural.

Integrantes: Claudia Renata Mont’Alvão / Iris Carlota Arraes (bolsista PIBIC)
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico-CNPq

Um Estudo Intercultural dos simbolos do GHS Sistema harmonizado global de classificação e rotulagem de produtos químicos, a partir da Ergonomia Informacional (2010-2012) An Intercultural Study of Symbols GHS Globally Harmonised System of classification and labeling of chemicals, from the Informational Ergonomics (2010-2012)

O principal objetivo da pesquisa é desenvolver símbolos do sistema GHS [no Brasil e nos EUA] e depois proceder a aplicação de testes de compreensibilidade.

Integrantes: Claudia Renata Mont’Alvão / Fernanda Assis  (PIBIC); Ana Carolina Cupello (PIBIC)
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico-CNPq – Bolsa de Iniciação Cientifica.

Ergonomia e Sistemas Inteligentes de Transportes: inovações tecnológicas e segurança de tráfego (2007 – 2010) Ergonomics and Intelligent Transportation Systems: technological innovation and Traffic Safety (2007 – 2010)

O tema da pesquisa foram os Sistemas Inteligentes de Transportes e o principal objetivo da pesquisa foi gerar uma serie de recomendações incorporando as experiencias dos profissionais das áreas de Design, Ergonomia e Engenharia e Segurança de tráfego. Depois, essas recomendações foram validadas pelos motoristas.

Integrantes: Claudia Renata Mont’Alvão / Bruno Vinicius Rodrigues  (PIBIC); Alessandra Nunez Aguiar (PIBIC);  Rafael Felipe de Oliveira (PIBIC)
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico-CNPq – Bolsa de Iniciação Científica.

Parâmetros ergonômicos na concepção de veículos de baixa emissão (LEV – low emission vehcicles ) (2009 – 2010) Ergonomic parameters in the design of low-emission vehicles (LEV – low emission vehcicles) (2009 – 2010)

O  objetivo da pesquisa foi verificar  como estavam sendo desenvolvidos os veículos de baixa emissão (LEV – low emission vehicles). Além disso, levantar com os usuários de carro de passeio as questões relativas à percepção sobre o uso do carro particular e suas implicações no meio ambiente, considerando as outras alternativas de transporte. Como objeto da pesquisa, escolheu-se investigar a adequação ergonômica dos veículos compactos de baixa emissão que acomodam de uma a duas pessoas.

Integrantes: Claudia Renata Mont’Alvão /Paulo Victor Santos (PIBIC).
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico-CNPq – Bolsa de Iniciação Científica.

Sistemas de navegação em veículos automotivos: uma abordagem ergonômica (2006 – 2007) Navigation systems in motor vehicles: an ergonomic approach (2006 – 2007)

Os Sistemas Inteligentes de Transporte, ou ITS, englobam uma gama de sistemas de comunicação com e sem fio, controle e tecnologias eletrônicas. O objetivo da pesquisa foi considerar as características dos usuários e as suas compatibilidades com esses sistemas.

Integrantes: Claudia Renata Mont’Alvão / Bruno Vinicius Rodrigues  (PIBIC)

Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico-CNPq – Bolsa de Iniciação Científica

Orientabilidade no ambiente construído: um estudo de caso no Rio de Janeiro, RJ (2005 – 2006) Orientability in the built environment: a case study in Rio de Janeiro, RJ (2005 – 2006)

Orientar-se é ser capaz de percorrer espaços através da percepção e memorização que cada ser humano tem em dado ambiente. . O objetivo do estudo é verificar os problemas existentes na orientabilidade dos pedestres no centro urbano do Rio de Janeiro e propor recomendações.

Integrantes: Claudia Renata Mont’Alvão / Daniel Chelles (PIBIC)

Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico-CNPq – Bolsa de Iniciação Científica.

Ergonomia e sistemas de transportes: usabilidade de interfaces e arquitetura de sistemas de informação (2005 – 2007) Ergonomics and transport systems: usability interfaces and architecture of information systems (2005 – 2007)

O projeto propôs recomendações, a partir de levantamento no referencial teórico, especialistas e usuários, para a apresentação de informações de sistemas de transportes. Ao invés de pautar as recomendações em um conjunto de dados fictícios, o projeto desenvolveu-se a partir de um banco de dados já existente, resultado do projeto Transporte Urbano de Passageiros, desenvolvido na COPPE/UFRJ, e financiado pela Secretaria Técnica do Fundo Setorial de Transporte CT Transporte e pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico CNPq.

 Integrantes: Claudia Renata Mont’Alvão / Melina Pettendorfer – Mestranda / Raphael de Almeida Gomes (PIBIC) / Viviane Kussel Coutinho (PIBIC)

Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ –  FAPERJ – Auxílio financeiro.

Ergonomia e Segurança de Tráfego: as ciclovias cariocas – a percepção de risco e a sinalização cicloviária (2004 – 2005) Ergonomics and Traffic Safety: Rio’s bike paths – the perception of risk and cycling signaling (2004 – 2005)

O objetivo da pesquisa foi verificar os problemas existentes na sinalização cicloviária utilizada no Rio de Janeiro, e propor recomendações para minimizar o problema. Além disso, levantar junto aos usuários as questões relativas à percepção de risco da utilização da bicicleta no ambiente de tráfego urbano.

Integrantes: Claudia Renata Mont’Alvão / Maurício Viana Otto  (PIBIC) / Flavia Siqueira Ramos (PIBIC)

Financiador(es):  Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – Bolsa de Iniciação Científica.

Ergonomia e segurança de tráfego: comunicação de riscos e transporte rodoviário de produtos perigosos (2002 – 2004) Ergonomics and traffic safety: risk communication and road transport of dangerous goods (2002 – 2004)

O objetivo da pesquisa foi verificar os problemas existentes na conformação e configuração dos rótulos de risco utilizados atualmente, e propor recomendações para minimizar o problema. Os rótulos de risco foram analisados, em uma primeira etapa do projeto: pelos usuários percepção, interpretação, opiniões e sugestões; pelos especialistas em comunicação visual. Como produto do trabalho, elaborou-se um documento com recomendações para a elaboração de uma cartilha educativa sobre os atuais rótulos de risco, a ser utilizado no transporte rodoviário de produtos perigosos.

Integrantes: Claudia Renata Mont’Alvão / Diana Benchimol  (PIBIC);  Melina Pettendorfer (PIBIC).

Financiador(es):  Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – Bolsa de Iniciação Científica.

Modelos computacionais para apoio a avaliação do ergodesign de interfaces para telemedicina: usabilidade em sistemas de informação móvel (2011 – 2015) Computer models to support the assessment of ergodesign interfaces for telemedicine: usability in mobile information systems (2011 – 2015)

Nesta proposta, prevê-se o estudo de formas de integração e uso destas técnicas em ambientes de Engenharia de Software. Este projeto está relacionado ao desafio: “Modelagem computacional de sistemas complexos artificiais, naturais e sócio-culturais e da interação homem-natureza”. Dada a multidisciplinaridade do domínio de aplicação escolhido (simulação de avaliações ergonômicas), participam deste projeto um grupo de cientistas das áreas de Desenho Industrial / Ergonomia, Computação e Ciências da Saúde.

Integrantes: Carlos José Pereira de Lucena (Coordenador) / Claudia Renata Mont’Alvão / Leonardo Frajhof e oito alunos de Iniciação Científica
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico-CNPq

Pesquisa Ergonômica, Usabilidade, Segurança do Produto e Defesa do Consumidor (2003-2007) Search Ergonomics, Usability, Product Safety and Consumer Protection (2003-2007)

Tratava-se de um projeto de ergodesign na medida em que estuda a relação do usuário com o produto.

Integrantes: Anamaria de Moraes / Claudio Noronha (PIBIC)

Financiador(es):  Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – Bolsa de Iniciação Científica.