Iniciação Científica e em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação

Desde o início das atividades do LEUI, em 1996, são inúmeras as pesquisas conduzidas pelos alunos de graduação, a nível de Iniciação Científica, através de bolsas financiadas diretamente pelo CNPq, FAPERJ, ou pelo PIBIC.

As bolsas atualmente em curso são vinculadas ao PIBIC, que é um programa do CNPq que visa despertar vocação científica e incentivar novos talentos potenciais entre estudantes de graduação, através de sua participação em projetos de pesquisa. De acordo com as diretrizes do CNPq, o PIBIC deve ser encarado como um incentivo e uma preparação para o ingresso na pós-graduação.

A partir de 2013, o LEUI passou a contar também com uma bolsa de Iniciação Tecnológica – PIBITI. O PIBITI (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação) tem por objetivo estimular os jovens do ensino superior nas atividades, metodologias, conhecimentos e práticas próprias ao desenvolvimento tecnológico e processos de inovação.

Os programas PIBIC e PIBITI, uma vez que são institucionais, são gerenciados pela Coordenação PIBIC e PIBITI da PUC-Rio.

Os projetos desenvolvidos no LEUI por bolsistas Iniciação cientifica ou do PIBIC podem ser consultados no item Projetos de Pesquisa em Andamento e Concluídos.